Autor convidado: Péricles Cenço

26/04/2017

Por Mariana

Conheci Péricles Cenço através de uma amiga, que deu para o Gabriel, meu filho de 9 anos, o livro O Sapo Zefirelo, para ler, e ele gostou muito.

Fui atrás para uma entrevista, começamos a conversar e Péricles me contou um pouco da sua história. Ele é executivo numa grande empresa, gaúcho, 46 anos, e escreve por hobby.  Mesmo com 6 livros publicados, pretende continuar escrevendo, sempre nesta linha infantil, pois já tem outras histórias criadas, mas ainda não publicadas e várias outras ideias. Também gostaria de lançar seus livros na versão digital, para que com o custo mais baixo, ficasse mais acessível à todos. Hoje seus livros estão na lista de leitura para ensino fundamental de vários colégios. Ele conta:

“Comecei a escrever quando resolvi colocar no papel as histórias que eu inventava para a Gabriela, minha filha,  dormir. Sempre fui eu quem colocava ela para dormir. As histórias começaram quando ela tinha uns 2 anos de idade. Gabriela faz 14 anos agora, e o primeiro livro foi publicado quando ela fez 5 anos. Mandei imprimir eu mesmo, e dei de lembrancinha no aniversário dela. Aos poucos, as ideias de outros personagens foram surgindo, por que Gabriela ia me perguntando o que acontecia depois de cada aventura, e as historias foram tomando corpo. A repetição das mesmas é que fazia com que eu as fosse aprimorando. O segundo livro também fui eu que banquei, mas logo mais a Editora Mediação me chamou para conversar.

Sobre as ilustrações, foi um processo onde eu descrevia o personagem como eu imaginava para a ilustradora, e ela desenhava. Claro que há idas e vindas, mas ficaram ficaram melhores do que a gente imaginava. A Carla fez quase todos meus livros.”

 

Sinopse:

O sapo Zefirelo nasceu em uma daquelas noites em que a Gabriela, aconchegada no colo do pai, ouvia histórias inventadas na hora de dormir. Zefirelo é um sapo que tem medo da água e não sabe nadar. Até que um dia, o filhote do seu amigo Alfredo cai no laguinho enquanto aprendia a voar e o Zefirelo entra na água para salvá-lo, enfrentando seus temores para ajudar o amigo…

Ficha Técnica

Livro: O sapo Zefirelo

Autor: Pericles Cenço

Ilustrações: Carla Pilla

Ano 2008

Editora Mediação

Páginas 28

Link para compra

 

Outros livros do autor

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta