Comentários do Gabriel: Colona é a Nona!

19/04/2017

Comentários do Gabriel:

O livro “Colona é a nona!” é sobre a imigração italiana contada por uma avó. Eu adorei o livro e aprendi muito com ele. O que eu mais gostei foi a evolução dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul. Eles iniciaram suas vidas aqui em terras difíceis, levaram um tempo para conseguir plantar, e comiam pinhão no inverno. E hoje estão espalhados pelas cidades. Também gostei de saber como um monte de países pequeninhos viraram a Itália como ela é hoje.

Sinopse:

O livro ‘Colona é a nona! – A história da imigração italiana contada por uma avó’ vem preencher uma lacuna na literatura infanto-juvenil que pouco aborda a saga dos imigrantes. Através de uma narração lúdica, que também agrada aos adultos, Lydia Gabellini conta desde a chegada dos pioneiros, suas conquistas e desafios até os dias de hoje e a situação atual da comunidade italiana no Rio Grande do Sul. A autora tem a preocupação de incluir o cenário político-econômico brasileiro em sua narrativa, contextualizando momentos importantes como as missões jesuíticas, os açorianos, a Proclamação da República e a Guerra dos Farrapos, entre outros assuntos. O livro é prefaciado pelo Cônsul-geral da Itália em Porto Alegre, Mario Panaro e traz ilustrações de Ana Terra, além de mapa e letra de música italiana.

 

Ficha Técnica:

Livro: Colona é a Nona!

Autora: Lydia Gabellini

Ilustrações: Ana Terra

Ano: 2005

Páginas: 70

Gráfica e Editora: Comunicação Impressa

****************************************

IMG_8550

Gabriel, 9 anos, está no quarto ano do Ensino Fundamental. Estuda inglês, robótica e catequese. Lê desde 5 anos, já tendo lido os 7 livros de Harry Potter. Ama Star Wars, brincar de Lego e jogar XBOX. Estará escrevendo seus comentários no Geração Alpha e no Cinderelas Literárias. É descendente de italianos, com dupla cidadania.

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta