Feira Gastronômica do Perú – Mistura

23/03/2017

Por Débora.

Olá pessoal! Hoje vou falar sobre o MISTURA, a mais importante feira gastronômica da América Latina.

 

MISTURA em 2016

Esta foi a primeira vez que fomos a esta feira e ela já nos conquistou, se tudo der certo estaremos lá este ano novamente. Vou então falar brevemente sobre esta viagem gastronômica.

Ingressos e fichas de compras – Você pode comprar seus ingressos no site Teletiket.pe algumas semanas antes do evento, que esse ano se dará de 7 a 17 de setembro. Os preços vão variando de acordo com a proximidade, e aumentando o valor, mas não com uma diferença tão grande do inicial, também diferem de acordo com o dia da semana. Ao chegar no local do evento você deve ir direto aos guichês de vendas das fichas, é com elas que você vai comprar o que quiser lá dentro, apesar de algumas barracas terem seus próprios locais de pagamento. Eles organizaram por combos, com fichas de diferentes valores pra não ter problema com troco. Minha sugestão é que você compre em torno de 200,00 em fichas pra um casal, caso você tenha disposição em comer e beber, lá em ótimas bebidas. Ah sim, você pode pagar no cartão de crédito, débito ou em dinheiro.

 

Comida – Minha parte favorita. São mais de 50 restaurantes e 70 barraquinhas que oferecem vários pratos e alimentos da gastronomia peruana e internacional. Foram 3h só pra passar o olho por elas e só então escolher o que iríamos comer. Os valores são muito em conta, S/8 meia porção e S/14 soles a porção inteira (S/1 = R$0,95), com valores tabelados por tamanho do prato servido, lembrando que no Peru as quantidades servidas são bem generosas. Minha sugestão caso você vá acompanhado, divida uma meia porção, assim você consegue provar vários pratos diferentes, se for sozinho, prepare-se pra comer com os olhos, já que na barriga não vai caber nem 0,1 do que é ofertado por lá.  Outra pedida é que compre ingressos pra ir mais de 1 dia e vale super a pena, porque a feira é enorme e só um dia é pouco pra desfrutá-la.

 

Bebida – Muitas, muitas, muitas bebidas. Num armazém só de chope, haviam 26 variedades desta bebida, dispostas com preços e descrição. Os homens piram quando veem aquilo. É sério, caso seu acompanhante goste, é só estacionar ele lá no balcão e continuar sua exploração sozinha ou então fica junto e se prepara pra curtir até a noite. Fora isso, há pontos de vendas da cerveja patrocinadora Tres Cruces por toda a feira, além de outros pontos de bebidas que vendem todos os tipos de drinks que se pode pensar. Minha dica, vá preparado pra curtir a feira durante a noite também, quando poderá curtir um pouco mais dessas bebidinhas saborosas.

 

Doces – Jesus amado, o que é tudo aquilo!? Eram tantos doces que quase engordei uns 5 kg só olhando. Chocolates produzidos por lá, doces regionais,  frutas deliciosas, cupcakes, trufas e mais um mundo de coisas gostosas pra nos fazer pecar.

 

Organização – Este ano o Mistura completa 10 anos. ÊÊÊê. Parabéns ao grupo Apega (Sociedade Peruana de Gastronomia)! Tudo é impecável. Lógico que o limenho tem essa característica, mas nesta feira… dá gosto de ir. Conforme se pode ver no mapa do local e fotos, tudo é dividido por áreas e agrupados em grandes tendas. Os pontos de vendas dos tickets também estão bem distribuídos, mas o primeiro é o mais cheio de filas. Há sempre mesas próximas aos locais das comidas, em alguns mais que outros.

Segurança – Sempre me senti segura em Lima, lógico que também não ando em bairro periféricos dando bobeira, mas vejo sempre a polícia nas ruas. Na feira tem policiais, seguranças, bombeiros e socorristas. Todos em boa quantidade, alguns circulando, outros parados em locais estratégicos.

Limpeza – Nenhum copo no chão. Banheiros com equipe de limpeza a postos e sem medo de trabalhar. Tudo super limpo, apesar das centenas de pessoas utilizando o serviço. Quando fui já era final do dia e ainda tinha papel higiênico e toalhas de papel nas pias, ah, sabonete também. Falei do espelho?

Visão geral – Uma feira que quem é fã de comida tem que ir, é meio que obrigatório pros viajantes gastronômicos. Além de comidas e bebidas, também tem panelas e equipamentos de cozinha, shows, dança e grupos de teatro se apresentando por lá. É diversão garantida, lógico que se for querer conhecer tudo num dia só, como eu, vai ser um pouco cansativo, mas a diversidade da cultura e culinária são de encher os olhos e o que você descobre por lá faz tudo valer a pena. Sem falar que de cara você já gosta do ambiente, devido a boa organização, limpeza e segurança, mas principalmente pela educação que vê por lá, não tem tumulto ou som alto, você consegue desfrutar seguindo seu próprio ritmo.

 

Então não se esqueçam: MISTURA 2017, de 7 à 17 de Setembro

Saiba mais sobre o Mistura:

“Em 2007, um grupo de amigos se reuniu no norte para apostar pela comida regional e os produtores como um baluarte do ‘boom gastronômico’ no Peru. Em meio ao debate perceberam que precisavam articula-las e dar um passo alem do discurso e assim nasceu a Sociedade Peruana de Gastronomia (Apega).

Em 2008, foi organizada a primeira versão da feira de alimentos no primeiro quartel San Martim de Miraflores. Esse ano, a feira foi visitada por mais de 30 mil pessoas o que motivou os organizadores a trabalhar lado a lado com os sindicatos de agricultores. Além disso, esta feira foi bem recebida pela mídia.

Desde então, tornou-se Mistura em poucos anos como a mais importante feira de alimentos na América Latina e adquire crescente reputação internacional.

O Peru oferece uma das mais diversificadas variedades de alimentos do mundo. Esta riqueza é devido ao respeito e a harmonia que o povo peruano  tem com a Pacha Mama(Mãe Terra), com seus 85 ambientes geográficos e climáticos. Essa foi à fórmula mágica para ter essa variedade de produtos que são agora uma parte fundamental da alimentação mundial.

Mistura é organizada para mostrar a rica biodiversidade e riquezas do país, com cerca de 350 produtores expositores de todas as regiões do Peru. A cada ano, há mais de 50 restaurantes, 70 barraquinhas e cerca de 16 cozinhas rústicas, além de cozinhas regionais e uma ampla variedade de bebidas.

Além de produtos, Mistura realiza concursos e premiações (Melhor cozinheiro jovem, Melhor Padaria, Melhor Pasteleiro Jovem, As Inter-escolas, etc) e o melhor da cultura peruana.

Além disso, tem a presença de uma grande delegação de chefs internacionais e expositores nacionais e internacionais.” (Cuscoperu.com)

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Nenhum Comentário

Deixe uma resposta